«As redes sociais receberam atenção a mais dos marketeers»

Upload Lisboa 2014 regressa no próximo dia 4 de Outubro para apresentar e debater as mais recentes tendências do Marketing Digital. O evento, do qual a Marketeer é media partner, irá decorrer no Auditório da Escola Superior de Comunicação Social (ESCS). Estratégia Digital, Real Time Marketing, Social Media, Gestão de Crises, Big Data e Content Marketing serão alguns dos temas em destaque nesta 5.ª edição do Upload Lisboa, evento que se destina sobretudo aos profissionais das áreas do marketing digital e comunicação online.O evento tem já lotação esgotada, mas os interessados poderão acompanhar as conferências, ao longo de todo o dia, via livestreaming através do website do Upload Lisboa (www.uploadlisboa.com). O evento contará com a presença de Julian Cole (head of Communications Planning na Bartle Bogle Hegarty NY), Pedro Janela (fundador e CEO do WYgroup), Amber Horsburgh (estratega digital na Big Spaceship), Stephen Waddington (director europeu da área Digital e Social Media da Ketchum), Parry Malm (fundador da Howling Mad), Molly Flatt (word of mouth evangelist na 1000heads), Kwame Ferreira (director da Kwamecorp), Luís Serra (head of Strategy da comOn) e Ricardo Nunes (head of Social Media na Mindshare Lisboa).

A poucos dias do Upload Lisboa 2014, Julian Cole deu uma entrevista à Marketeer onde alerta que as as bases do marketing digital, como os banners e o CRM [Customer Relationship Management], «estão a ser ignoradas» pela maioria das marcas. «Creio que as redes sociais receberam atenção a mais e têm tido dificuldade em criar resultados para várias marcas», sublinha o responsável.

Na edição deste ano do Upload Lisboa, irá falar sobre Estratégia Digital. Na sua opinião, quais as maiores tendências actuais nesta área?
A maior tendência que notei é que o mercado está a começar a estabilizar e os marketeers podem finalmente acompanhar a inovação que tem ocorrido nos últimos oito anos. Creio que entre 2008 a 2012 estivemos num estado de enchente, com muitas plataformas novas a entrarem em cena, e sinto que os últimos dois anos têm sido mais calmos em termos de grandes inovações.

Existem grandes oportunidades no canal digital às quais as marcas devem prestar mais atenção do que o fazem actualmente?
As bases estão a ser ignoradas, eu prestaria mais atenção aos banners e ao CRM [Customer Relationship Management]. Creio que as redes sociais receberam atenção a mais e têm tido dificuldade em criar resultados para várias marcas.

Como devem as marcas conciliar os media digitais e os media tradicionais nas suas estratégias de marketing?
Tudo acaba por voltar ao consumidor, como este está a passar pelo processo de compra. A marca deve investir onde tem mais dificuldade em converter clientes ou onde os está a perder. Se a resposta está nos canais digitais, então invista-se nesses canais.

Quais as grandes diferenças entre desenvolver um plano de comunicações totalmente digital e um plano que envolva meios digitais e tradicionais?
Muitas vezes é muito mais fácil desenvolver um plano digital porque podemos analisar tudo e criar um ecossistema onde vemos o consumidor passar de touchpoint para touchpoint. Quando está tudo misturado é muito mais difícil avaliar e analisar.

O que é mais importante a ter em conta numa campanha digital?
Definir antecipadamente as métricas e salientar a importância dos banners para estimular o movimento.

Como director de Communications Planning na Bartle Bogle Hegarty NY teve a oportunidade de liderar o plano de comunicações geral para o lançamento da PlayStation 4. Quais as maiores dificuldades numa tarefa deste tamanho?
A maior dificuldade foi compreender o ecossistema geral da marca. É um ecossistema tão profundo, tem um público realmente veemente e muito vocal online. A outra dificuldade é que tudo se move à velocidade da luz. Gostaria de ter tido mais tempo para aperfeiçoar ou aproveitar certas partes da campanha.

Nos primeiros dois meses, a Sony vendeu 2,1 milhões de PlayStations 4, tornando-se o maior lançamento da história dos videojogos, apesar da concorrência (Xbox One). Qual o papel da estratégia de comunicação na obtenção de tal resultado?
O meu papel foi apoiar a organização de toda a actividade da campanha. Ajudou a percebermos onde deveríamos gastar mais a nossa energia criativa. Contudo, foi um enorme esforço em equipa, várias pessoas envolvidas asseguraram-se de que seria um sucesso.

Fonte: Marketeer online, 30.09.2014

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