Erros frequentes a evitar nos trabalhos académicos

Para trabalhos em Comunicação no ISCSP

Capa:

  • Não colocar logotipo do ISCSP
  • Colocar logotipos(s) errado(s)
  • Não colocar nome do aluno completo
  • Não colocar o grau académico ou profissional do orientador
  • Não colocar a data da entrega do trabalho
  • Não indicar os créditos da imagem usada, no verso da capa
  • Usar uma letra demasiado pequena
  • Não destacar o título do trabalho

Introdução:

  • Numerar o capítulo da Introdução
  • Repetir o título do trabalho
  • Não começar com um parágrafo curto e cativante
    • Na Introdução, deixe-se de rodeios e vá directo ao assunto.
  • Não identificar o objectivo principal
  • Fazer divagações pessoais na explicação da motivação
    • A motivação resulta demasiado extensa e “ingénua”.
  • Não apresentar a estrutura do trabalho por capítulos, até às Conclusões
  • Se for relatório de estágio:
    • não mencionar essa especificidade
    • não indicar local, duração e propósito do estágio
      • Não fala da revista nem do estágio, o que é estranho.
    • Se for trabalho de projecto:
      • Não mencionar essa especificidade

Métodos:

  • Repetição directa da Introdução
  • Capítulo metodológico que parece um manual de metodologia
    • “Qualquer estudo necessita de pesquisa bibliográfica”
  • Proposta metodológica megalómana
    • Coloca demasiadas questões, qual é a que interessa a ESTE trabalho?

OU

  • Excessivo laconismo na descrição das etapas de pesquisa
    • Metodologia pouco desenvolvida, poderia já ter abordado conteúdos da revista para se perceber melhor.
    • Não vai analisar newsletters e press releases? Quais as datas da análise?
  • Pouco suporte empírico
    • Só 3 entrevistas? Trabalho algo pobre.
    • A metodologia é pouco clara: que amostra? Que tipo de questão vai colocar? Como vai analisar as séries?

Capítulo Teórico

  • Capítulos e subcapítulos de tamanhos e conteúdos desequilibrados
  • Enfoque teórico num dos temas do trabalho em detrimento de outros
    • A introdução privilegia as redes sociais em detrimento do retrobranding.
  • Enquadramento teórico demasiado genérico, sem estar claramente orientado para o tema
  • Teorias e conceitos apresentados de forma desconexa
    • O capítulo teórico parece-me desconexo, sem dirigir-se resolutamente ao tema.
    • Em vez de tanta história, talvez pudesse discutir mais a questão da objectividade.
  • Estrangeirismos sem estarem em itálico
  • Estrangeirismos mal traduzidos
    • Competição, em vez de concorrência
  • Citar sempre o(s) mesmo(s) autor(es)
  • Escrever páginas inteiras com menção a apenas 1-2 autores
  • Uso de referências demasiado antigas
  • Falta de revistas científicas
    • Recomendei revistas científicas que não parece ter lido.
    • Bem pensado, mas falta diversificar leituras.
    • Apresenta várias teses de origens pouco conhecidas, aconselho prudência.

Erros formais

  • Citar autores não respeitando norma APA nem especificidades
    • Certifique-se de que cita os autores dos capítulos e não apenas os coordenadores da obra.
  • Cair na tentação de colocar primeiro e último nomes dos autores ou mesmo nome completo
  • Indicar o grau ou profissão dos autores citados (quando não são entrevistados)
  • Começar frases com citações, sem enquadrá-las em texto próprio
  • Esquecer o nº de página
    • Citações de discurso directo carecem de nº página.
  • Colocar ponto final antes do parêntesis
  • Usar maiúscula a seguir a dois pontos
  • Usar maiúscula no meio da frase sem que se trate de um nome próprio
  • Uso de vírgulas nos locais mais estranhos:
    • “Estas irmãs são, unidas desde há muitos anos”.
    • “as ferramentas, são utilizadas no quotidiano”.
  • Ou ausência de pontuação adequada e construção de frases incompletas:
    • Pretende-se averiguar se existe um padrão de motivações de compra dos decisores dos seus clientes. Assim como perceber se essas motivações são influenciadas por variáveis racionais.
  • Uso desnecessário de barras / em vez de “e” e “ou”
  • Não alinhar o trabalho à esquerda e à direita
  • Texto muito compacto
    • ajude o leitor usando mais tópicos e figuras
  • Tabelas cortadas a meio
  • Fazer juízos de valor, não demonstrar neutralidade
    • “perceber, de que forma, as notícias tendenciosas poderão influenciar o julgamento de valores dos seus leitores em relação à temática apresentada pela mesma”?
  • Chavões e linguagem oralizada
    • “Esta é uma parte essencial do trabalho.”
    • “planeado quase milimetricamente“
    • “procurou-se definir”
    • “os amantes das modalidades crescem de dia para dia”;
    • “queixas constantes que se ouvem no dia-a-dia“
    • “no estágio realizei meia dúzia de afazeres por semana”
  • Afirmações indefinidas e não justificadas
    • “Não sendo a violência doméstica uma realidade presente em todos os lares…”.
    • “Desde 2008 que não é realizado, no ISCSP-UL, nenhum trabalho de seminário com a temática da influência da televisão nas crianças e jovens”
  • Imprecisões e erros conceptuais
    • Noção de rede social é diferente de rede social online.
    • “amostras de focus groups”
    • “inquérito online via Facebook a grupos heterogéneos de indivíduos para, desse modo, retirar conclusões significativas”
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