Quatro compras com cartão bastam para descobrir identidade, diz estudo

30 de Janeiro de 2015 por Rita Gonçalves, HiperSuper

Sabia que quatro simples pagamentos com multibanco, como comprar um bilhete de metro, o almoço, uns ténis numa loja de desporto ou os bilhetes de cinema, permitem indentificar quase sempre a identidade do utilizador de cartão? Segundo o El País, apesar de permanecer desconhecido o número da conta, um estudo que reúne dados de compras de 1,1 milhões de pessoas revela a identidade em mais de 90% dos casos, graças à evolução da tecnologia. Um grupo de investigadores do Media Lab do Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT) desenhou um par de algorítmos matemáticos, explica o diário espanhol, que permitem identificar uma pessoa baseando-se nos seus hábitos de compra. Os investigadores conseguiram o apoio de um grande banco de um país da OCDE, cuja identidade é desconhecida, para aplicar os seus algorítmos a uma base de dados com as transacções de pagamentos electrónicos de 1,1 milhões de clientes em cerca de mil lojas entre Janeiro e Março do ano passado. “Uma média de quatro transacções é suficiente para identificar de forma exclusiva as pessoas em 80% dos casos”, diz o investigador do MIT e co-autor da pesquisa Yves-Alexandre de Montjoye, citado pelo matutino.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s