Neurociência explica como criar anúncios memoráveis

23/03/2016, Marketeer

Neurociência explica como criar anúncios memoráveis

Ter em atenção a música, o ritmo e a importância das pessoas e afectos são apenas alguns dos conselhos oferecidos pela Neuro-Insight para quem quer construir um anúncio que perdure no tempo e na memória. A empresa de investigação na área da neurociência recolheu dados de mais de 150 anúncios para perceber o que torna uma campanha para televisão memorável. Os resultados estão disponíveis num estudo, reportado pelo Business Insider.

1. Ignorar questões étnicas e de género. A Neuro-Insight explica que ter cuidado em seleccionar os actores de anúncios televisivos de acordo com a sua etnicidade ou género não tem qualquer impacto na perduração do filme na memória dos espectadores.

2. Não vender directamente produtos. Vendas directas não ajudam as marcas a tornarem-se memoráveis, sendo que os anúncios sem narrativa tiveram um desempenho 17% pior. Enumerar factos também não é boa ideia, já que listas com dados científicos não ficam na memória de ninguém – ou quase ninguém.

3. Combinar ritmos. O cérebro tende a ficar mais curioso relativamente a cenários que não são estáticos, pelo que combinar diferentes ritmos, sons e pausas pode melhorar em 20% a probabilidade de um anúncio se tornar memorável.

4. Reconhecer a importância das pessoas. A Neuro-Insigt percebeu que anúncios com mais diálogos e afecto têm uma probabilidade 10% maior de permanecer na memória dos espectadores. Já anúncios com níveis reduzidos de interacção são facilmente esquecidos.

5. Música deve guiar a acção. A banda sonora de uma campanha é um dos aspectos determinantes na lembrança a longo-prazo e, por isso, deve guiar a acção. Especialmente quando a letra da canção é adequada à narrativa, os anúncios podem ser 14% mais eficiente em termos de ser memorável.

6. Marca e fim da acção lado a lado. Por fim, a Neuro-Insight aconselha a que o nome da marca surja logo após o fim da acção no anúncio. Se aparecer muito depois, os espectadores não vão associar tão facilmente a história que acabaram de ver à marca que a criou.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s