Técnicas para garantir lealdade dos consumidores

6 técnicas para garantir lealdade vitalícia

A lealdade em tempos digitais não é um mito. Pode existir, desde que as marcas e negócios saibam como conquistar os consumidores e garantir a melhor experiência possível. O site Entrepeneur reuniu seis técnicas de Marketing que podem ajudar a atingir este objectivo e garantir lealdade vitalícia. Dica: a palavra-chave é “engagement”.

1 – Personalizar a mensagem. As soluções que se apresentam como indicadas para todo o tipo de consumidores devem ser encaradas com algumas dúvidas. Dificilmente a mesma mensagem terá o mesmo impacto em pessoas diferentes, pelo que conteúdos personalizados devem ser privilegiados;

2 – Conhecer o consumidor. Melhor do que supor aquilo que os consumidores querem é, de facto, perguntar-lhes. Questões como “O que gosta mais no nosso serviço/produto?”, “Quais são os benefícios mais importantes para si?” e “De que forma gosta de saber novas informações” ajudam a perceber como se pode interagir melhor com os consumidores;

3 – Organize e utilize a informação. Depois de adquirir todo este conhecimento, as marcas e negócios não devem deixá-lo morrer. As informações conseguidas devem ser utilizadas para criar recomendações personalizadas e conteúdos que tenham valor para o consumidor, criando uma sensação de conforto, conveniência e pertença;

4 – Cultivar uma experiência integrada. Os consumidores actuais estão presentes numa multiplicidade de plataformas e canais e é fundamental assegurar uma experiência integrada. A mesma operação deve ser realizada da mesma forma em qualquer um dos meios;

5 – Utilizar o chat. O “engagement” pode ser reforçado através aplicações de conversação que aproximem as empresas dos consumidores. É necessário ter em atenção, porém, que apenas abrir esta possibilidade não é suficiente: é preciso responder com rapidez;

6 – Garantir que todos estão na mesma página. Dentro da empresa, os colaboradores devem estar todos na mesma página no que respeita a experiência do cliente. A atitude e forma de lidar com os diferentes cenários devem ser uniformes e sempre orientadas para a satisfação do consumidor.

Marketeer online, 13/09/2016.

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