1. Sobre a autora Raquel Barbosa Ribeiro

RAQUEL BARBOSA RIBEIRO

Foto Raquel

FORMAÇÃO ACADÉMICA
2009: Doutora em Ciências Sociais, na especialidade de Sociologia, pelo ISCSP-UTL. Tema da dissertação: “Consumo e distinção social contemporânea. Os casos de Lisboa e Leiria: um estudo qualitativo”.
2002: Mestre em Sociologia, pelo ISCSP-UTL. Tema da dissertação: “Expectativas Socioprofissionais e Consumos Juvenis”.
1997: Licenciada em Comunicação Social, na especialização de Marketing, Publicidade e Relações Públicas, pelo ISCSP-UTL. Tema da dissertação: “A publicidade dirigida aos jovens”.


DOCÊNCIA
E INVESTIGAÇÃO

Docência no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (Março de 1998 – ). Actualmente: Professora Auxiliar Convidada.

  • Docência das disciplinas “Marketing” (1998-), “Pesquisa de Marketing” (1998-), “Publicidade e Relações Públicas” (1999-2009), “Comunicação nas Organizações” (2009-2011), “Projecto” (2007-2017) e “Seminário” (2008-2017) da Licenciatura em Ciências da Comunicação.
  • Docência das disciplinas “Sociologia do Consumo” (2007-2017), “Auditoria de Marketing e Comunicação” (2008-2014) / “Pesquisa e Avaliação em Comunicação Estratégica” (2015-), “Seminário Intensivo” (2012-2014), “Estudos de Comunicação Contemporânea” (2014-2017) e “Métodos de Investigação” (2017-) do Mestrado em Comunicação Social.
  • Docência do módulo “Informação, Comunicação e Marketing” da Pós-Graduação em Administração e Gestão da Saúde (2016-).
  • Docência do módulo “Marketing, Relações Comerciais e Internacionais” da Pós-Graduação em Diplomacia Comercial (2014-2016).
  • Docência do módulo “A Nova Ideia e o seu Posicionamento no Mercado” no Curso Avançado de Empreendedorismo Local, Escola de Liderança e Inovação do ISCSP (2014/2015).
  • Docência do módulo “Branding” (2011) na Pós-Graduação em Marketing Musical.
  • Membro integrado do CAPP (Centro de Administração e Políticas Públicas), na linha de investigação em Comunicação e Media / Grupo Sociedade, Cultura e Comunicação (2010-).
  • Secretariado da Unidade de Coordenação Pedagógica em Ciências da Comunicação, para o II Ciclo de estudos (Janeiro 2014-).

Coordenação e investigação na Secção Temática Classes e Desigualdades da Associação Portuguesa de Sociologia (2009-2015).

Coordenação do projecto INCOMUM, sobre trabalhos, alunos e profissionais de Marketing e Comunicação (2009-).

Membro do grupo de trabalho para a avaliação A3ES do 1º, 2º e 3º Ciclos de Ciências da Comunicação / Comunicação Social do ISCSP-UTL (2012).
Membro do grupo de trabalho para a análise comparativa e revisão dos planos de estudos em Ciências da Comunicação/Comunicação Social do 1º, 2º e 3º Ciclos do ISCSP-UTL e dos seus principais concorrentes (2010-2011).
Membro do grupo de trabalho para a adequação da Licenciatura e Mestrado em Comunicação Social ao Processo de Bolonha (2006).

OUTRAS ACTIVIDADES PROFISSIONAIS
CEO e Directora de Marketing e Comunicação na TravelTailors Portugal Turismo Activo Lda., 2015 – .
Sócia e co-fundadora da TravelTailors Portugal Turismo Activo Lda., 2010 – .
Coordenadora de research na Sumolis Gestão de Marcas, 2004-2008.
Técnica de estudos de mercado na Edimpresa Editora, Grupo Impresa, 2000-2004.

PUBLICAÇÕES, COMUNICAÇÕES E EVENTOS

Livros e capítulos de livros

Artigos

Comunicações

  • Ribeiro, Maria Helena & Ribeiro, Raquel Barbosa (2018). Ação coletiva, espaço público e participação cidadã. O caso IAC – Iniciativa de Auditoria Cidadã à dívida em Portugal. X Congresso Português de Sociologia, 11 de Julho, Universidade da Beira Interior.
  • Quaresma, Catarina; Fernandes, Filipa; Ribeiro, Raquel Barbosa (2017). “A utilização da web na promoção do Enoturismo na região Oeste de Portugal”. Conferência Internacional INVTUR 2017, 17 a 19 de Maio, Universidade de Aveiro.
  • Miguéis, Inês Gascon; Fernandes, Filipa; Ribeiro, Raquel Barbosa (2017); “Place Branding – Óbidos e os eventos culturais: Estudo de caso sobre a Óbidos Vila Natal e o Festival do Chocolate”. Conferência Internacional INVTUR 2017, 17 a 19 de Maio, Universidade de Aveiro.
  • Fernandes, Filipa; Ribeiro, Raquel Barbosa; Ferreira, Ana Carolina (2017); “A comunicação de Portugal como destino de Surf: análise exploratória”. Conferência Internacional INVTUR 2017, 17 a 19 de Maio, Universidade de Aveiro.
  • Lima, Louisiene; Fernandes, Filipa; Ribeiro, Raquel (2016),“A comunicação e promoção turística de Cabo Verde”, XII Congresso da Lusocom / III Congresso da Mediacom  19-21 Outubro, Praia, Cabo Verde.
  • Gonçalves, Rafaela; Lima, Louisiene; Fernandes, Filipa; Ribeiro, Raquel (2016),”Nation branding: o marketing turístico do Brasil em Portugal”, XII Congresso da Lusocom / III Congresso da Mediacom  19-21 Outubro, Praia, Cabo Verde.
  • Ribeiro, Raquel Barbosa; Soares, Isabel (2015), “New patterns of consumption among Portuguese-speaking African countries”, 12th ESA Conference, 26 de Agosto, Praga, República Checa.
  • Cruz, Vanessa; Ribeiro, Raquel Barbosa (2014), “From premium-chic to premium-cheap. Consumption in group buying & discount sites”, ESA Consumption Research Network Midterm Conference, 4 de Setembro, Universidade do Porto.
  • Nascimento, Petra Santana do; Ribeiro, Raquel Barbosa (2014), “Angolan Consumer”, ESA Consumption Research Network Midterm Conference, 4 de Setembro, Universidade do Porto.
  • Ribeiro, Raquel Barbosa; Soares, Isabel (2014), “Spend It As I Tell You, NOT As I Do: Children, Families and Money In Different Socio-Economic Contexts”, XVIII ISA World Congress of Sociology, 19 de Julho, Yokohama, Japão.
  • Bolaños, Inês; Ribeiro, Raquel Barbosa (2014), “O poder do word-of-mouth e do conteúdo gerado por utilizadores na comunicação turística. O caso de uma agência de viagens à medida.”, Conferência Internacional INVTUR 2014, 7 a 10 de Maio, Universidade de Aveiro.
  • Ramos, Bruno Alexandre Cipriano Rapaz; Ribeiro, Raquel Barbosa (2014), “Aldeias do Xisto: a estratégia de marketing e comunicação de uma marca territorial”, Conferência Internacional INVTUR 2014, 7 a 10 de Maio, Universidade de Aveiro.
  • Ribeiro, Raquel Barbosa; Alves, Sofia Branquinho; Alves, Tânia (2014), “Tendências de consumo: Recommerce e DYI”, VIII Congresso Português de Sociologia, 14 a 16 de Abril, Universidade de Évora.
  • Pires, Carlos; Ribeiro, Raquel Barbosa (2014) “O consumidor e a comunicação do sector bancário em Portugal: contextos e tendências”, VIII Congresso Português de Sociologia, 14 a 16 de Abril, Universidade de Évora.
  • Marques, Pedro; Ribeiro, Raquel Barbosa (2014), “Jogos Sérios: Ferramentas do Novo Jornalismo”, VIII Congresso Português de Sociologia, 14 a 16 de Abril, Universidade de Évora.
  • Ribeiro, Raquel Barbosa (2013), Palestras “1) Social classes revisited and new status; 2) Consumer empowerment and co-creation; 3) Audit in marketing and communication: A Portugal public case”, 2 e 3 de Outubro, Vytautas Magnus University, Kaunas, Lituânia (ao abrigo do protocolo ERASMUS de intercâmbio de docentes).
  • Figueiredo, Filipa Frazão; Ribeiro, Raquel Barbosa (2013), “A importância do preço na comunicação das marcas”, 8º Congresso da SOPCOM, 17 a 19 de Outubro, ESCS, Lisboa.
  • Figueiredo, Filipa Frazão; Ribeiro, Raquel Barbosa (2013), “O smart-shopper. A importância do preço nas práticas de consumo”, I Encontro Internacional da Secção de Sociologia do Consumo da APS, 6 de Junho, FLUP, Porto.
  • Ribeiro, Raquel Barbosa (2013), “Educating children for consumption”, International Seminar Consumption, Children and Families, 15 de Maio, ICS, Lisboa.
  • Ribeiro, Raquel Barbosa; Lourenço, Joana (2013), “A comunicação para a responsabilidade. Análise de campanhas de responsabilidade financeira, ambiental e social dirigidas às crianças”, Cive Morum 2013 International Congress, 25 de Março, FLUP, Porto.
  • Ribeiro, Raquel Barbosa; Quintino, Diana (2013), “A educação para o consumo em Portugal: uma análise crítica de programas públicos e privados”, Cive Morum 2013 International Congress, 26 de Março, FLUP, Porto.
  • Foa´, Caterina; Ribeiro, Raquel Barbosa (2013), “Da responsabilidade social das organizaçoes ao consumo responsável. Projectos sociais e produtos culturais gratuitos”, Cive Morum 2013 International Congress, 26 de Março, FLUP, Porto.
  • Figueiredo, Filipa Frazão; Ribeiro, Raquel Barbosa (2013), “Do premium ao preço: mudança nas práticas de consumo e nas estratégias de comunicação”, Cive Morum 2013 International Congress, 26 de Março, FLUP, Porto.
  • Ribeiro, Raquel Barbosa e Dias, Vanessa Vieira (2012), “Videojogo, disse ela: uma análise ao consumo de videojogos no feminino”, Videogames Conference 2012, 14 de Dezembro, Universidade Católica Portuguesa, Lisboa.
  • Ribeiro, Raquel Barbosa (2012), “Live on, dream on: media, consumo e status”, X Congresso da Lusocom, 28 de Setembro, ISCSP-UTL, Lisboa.
  • Ribeiro, Raquel Barbosa (2012), “Do children need education for consumption? Ethical reflections inspired by a Program in Portugal”, ESA Consumption Research Network Interim Meeting, 6 de Setembro, Berlim, Alemanha.
  • Ribeiro, Raquel Barbosa (2012), “Consumo e poupança infantil: diferenças por contexto socioeconómico”, VII Congresso Português de Sociologia, 22 de Junho, Porto.
  • Ribeiro, Raquel Barbosa (2012), Palestras “Sociology of Consumption: 1) Social classes revisited and new status; 2) Children as consumers; 3) Is consumer education a concern for sociologists of consumption?”, 2, 3 e 4 de Maio, Universitá degli Studi di Milano, Milão, Itália (ao abrigo do protocolo ERASMUS de intercâmbio de docentes).
  • Ribeiro, Raquel Barbosa (2011), “Children spend, children save”, 10th ESA Conference, 8 de Setembro, Genève, Suíça.
  • Ribeiro, Raquel Barbosa (2011), “Consuming Better. A Partnership between Sociology and Social Work”, Sociology and Social Work Seminar, 27 de Maio, ISCSP-UTL, Lisboa.
  • Ribeiro, Raquel Barbosa (2011), “Para além da crise: adaptações e potencialidades do consumidor do século XXI”, I Encontro Consumo, Cultura e Sociedade, Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 9 de Abril.
  • Ribeiro, Raquel Barbosa (2010), “Consumo e distinção contemporânea: os casos de Lisboa e Leiria”, Fórum “Consumos e Desigualdades” da Secção Classes e Desigualdades da Associação Portuguesa de Sociologia, 15 de Outubro, ISCSP-UTL, Lisboa.
  • Ribeiro, Raquel Barbosa (2010), Palestras “Strategic Marketing Opportunities: 1) Social classes revisited and new status; 2) Consumer empowerment; 3) Saving behaviour”, 21 e 22 de Outubro, Arteveldehogeschool, Gent, Bélgica (ao abrigo do protocolo ERASMUS de intercâmbio de docentes).
  • Ribeiro, Raquel Barbosa (2010), “The impact of economic downturn on “distinctive” consumption choices”, ESA Consumption Research Network Interim Meeting, 27 de Agosto, Tartu, Estónia.
  • Ribeiro, Raquel Barbosa (2009), “Consumption and contemporary distinction”, 9th ESA Conference, 5 de Setembro, Lisboa.
  • Ribeiro, Raquel Barbosa (2008),   “O consumo: uma perspectiva sociológica”, no VI Congresso Português de Sociologia, 26 de Junho, Lisboa.
  • Ribeiro, Raquel Barbosa (2007), “Seguindo a pista dos sentidos” no Simpósio de Inovação e Segurança Alimentar da Escola Superior Agrária de Castelo Branco, 28 de Novembro.
  • Ribeiro, Raquel Barbosa e Capaz, Beatriz (2005), “Think outside the lab – o consumidor no seu labirinto”, 2º Seminário de Estudos Qualitativos da Associação Portuguesa de Estudos de Mercado e Opinião (APODEMO), 10 de Novembro, Lisboa.

Organização de eventos científicos   

  • Organização do VIII Congresso Português de Sociologia, em representação da Secção de Classes e Desigualdades da Associação Portuguesa de Sociologia, 14 a 16 de Abril de 2014, Universidade de Évora, Évora.
  • Organização do VII Congresso Português de Sociologia, em representação da Secção de Classes e Desigualdades da Associação Portuguesa de Sociologia, 20 a 23 de Junho de 2012, UP, Porto.
  • Organização da Conferência “Portugal: Destino a Comunicar” do Grupo de Comunicação e Media (GCM) do CAPP, 16 de Março de 2012, ISCSP-UTL, Lisboa.
  • Organização de aulas abertas em 2011:
    Estudos de Audiências, com a Dra. Nathalie Costa (27 de Outubro).
    As profissões da Publicidade, com os Drs. Ana Coelho e Sérgio Costa (27 de   Outubro).
    Relações Públicas e Assessoria Mediática, com a Dra. Edite Coelho (3 de     Novembro).
    Pesquisa Qualitativa em Comunicação e Marketing, com as Dras. Ana Freire e  Madalena Lupi (8.11.2011).
    O jornalismo e o emprego, com a Mestre Maribela Freitas (10 de Novembro).
    Estudos de Tendências – “Trendspotting”, com a Dra. Ana Luísa Reis e a Dra. Sofia Alves (27 de  Novembro).
  • Organização do Fórum “Consumos e Desigualdades” da Secção Classes e Desigualdades da APS, 15 de Outubro de 2010, ISCSP-UTL, Lisboa.
  • Participação na organização do Congresso Internacional “Pós-rádio: R@dio como social media?”, coordenado por Paula Cordeiro, 25 e 26 de Março de 2010, ISCSP-UTL, Lisboa.
  • Organização das conferências “Marketing Turístico” e “O Marketing ao serviço dos produtos de Luxo”, pela Prof. Dra. Naïade Freire, da ESC Paris, 3 de Março de 2010, ISCSP-UTL, Lisboa.

Moderação de eventos científicos   

  • Moderação da Sessão 7 do GT “ Rádio, Televisão” do X Congresso da Lusocom, 28 de Setembro de 2012, ISCSP-UTL, Lisboa.
  • Moderação da Mesa 5 – “Consumo, risco e regulação”, da Secção Temática Sociologia do Consumo, VII Congresso Português de Sociologia, 22 de Junho de 2012, Porto.
  • Moderação do Painel “A atractividade do destino Portugal: factores e estratégias”, Conferência “Portugal: Destino a Comunicar”, 16 de Maio de 2012, ISCSP-UTL, Lisboa.
  • Moderação da Mesa Redonda “Livros sobre comunicação e media (como publicar: temas e estratégias)”, Congresso Internacional “Pós-rádio: R@dio como social media?”, 25 de Março de 2010, ISCSP-UTL, Lisboa.

Encontros científicos e profissionais

  • Participação no programa ‘Connect to Success‘ da Embaixada dos Estados Unidos com o apoio da FLAD , 11 de Março de 2017, Universidade Católica Portuguesa, Lisboa.
  • Presença na 1.ª Conferência Internacional do Plano Nacional de Formação Financeira, 12 de Julho de 2013, Banco de Portugal, Lisboa.
  • Presença na Conferência do Dia da Formação Financeira, 31 de Outubro de 2012, Pátio da Galé, Lisboa.
  • Presença no Congresso Internacional de Marketing da APPM, 19 de Abril de 2012, Universidade Católica Portuguesa, Lisboa.
  • Presença na Conferência do Dia da Formação Financeira, 31 de Outubro de 2011, Centro Cultural de Belém, Lisboa.
  • Presença na conferência “30 Years after Distinction”, 4 a 6 de Novembro de 2010, INHA, Paris, França.
  • Presença no Congresso Internacional de Marketing da APPM, 20 de Maio de 2010, Lisboa.
  • Participação no Encontro Anual de Delegados do BCSD Portugal (Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável), 21 de Junho de 2008, Lisboa.
  • Presença no 13º Congresso da APODEMO: “O novo despertar do consumidor”, 29 de Maio de 2008, Lisboa.
  • Presença na 13ª Conferência Internacional de Soft Drinks da Canadean, 28 de Maio de 2008, Lisboa.
  • Presença no 12º Congresso da APODEMO: “Dormindo com o consumidor”, 30 e 31 de Maio de 2007, Lisboa.
  • Presença no Congresso Internacional de Marketing da APPM, 25 a 31 de Outubro de 2007, Lisboa.
  • Presença no Research Summit 2006, da GFK, 22 e 23 de Junho de 2006, Londres.
  • Presença no 11º Congresso da APODEMO: “Inovação em Marketing: o papel dos Estudos de Mercado”, 18 e 19 de Maio de 2005, Lisboa.
  • Presença no Research Summit 2004, da GFK, 3 e 4 de Junho de 2004, Milão.
  • Presença no 9º Congresso da APODEMO: “A Crise, o Marketing e o Research”, 21 e 22 de Maio de 2003, Lisboa.
  • Presença na 2ª Conferência “Excellence in Consumer Insights” da ESOMAR, 30 de Março a 1 de Abril de 2003, Madrid.

PROJECTOS DE INVESTIGAÇÃO        

2017

2013

  • SIMWEST – SSH.2013.3.2-1 (candidatura)

The main objective in this proposal is to develop a theoretical and political model of the emerging Social Innovations taken place in Europe, and beyond.

2012

  • INYOUTH – FP7-SSH-2012-2 (candidatura; classificação final: 12/15)

Inclusive innovations in consumer societies. Reducing socio-economic inequality and enhancing consumer competences among children and young people in Europe.

2010-2011

  • “Generations and online media“, em colaboração com Paula Cordeiro e Sónia Sebastião.

2009

  • “Gestão de sonhos: a poupança numa perspectiva psicossociológica“, candidatura ao Prémio Inovação Reforma da Caixa Geral de Depósitos.

ORIENTAÇÕES E JÚRIS   

Orientações de teses e trabalhos

Teses de Mestrado: 

Seminários de Licenciatura:

2018

2017

2016

2015

2014

2013

2012

2011

2010

2009

Júris de provas académicas

  • Vogal do júri de Mestrado em Sociologia de Bruno Manuel de Jesus Nunes e Roldão Marques: “Estudo sobre os utilizadores do mercado e-commerce”, FCSH-UNL, 24 de Novembro de 2016.
  • Vogal do júri de Mestrado em Comunicação Social de André Morais Bettencourt da Câmara Correia: “A importância dos desportos náuticos na promoção do destino turístico Portugal. O caso do remo”, ISCSP-ULISBOA, 23 de Novembro de 2016.
  • Vogal do júri de Mestrado em Ciências da Comunicação de Anaísa do Nascimento Gonçalves: “Relacionamentos interpessoais no trabalho e desempenho profissional: a relevância da inteligência emocional numa grande empresa de media”, FCH-UCP, 4 de Julho de 2016.
  • Vogal do júri de Mestrado em Ciências da Comunicação de Inês Haussen Filgueiras Brito: “O impacto da liberalização do mercado de energia na tomada de decisão do consumidor: fatores de influência na escolha da marca no caso EDP”, FCH-UCP, 19 de Abril de 2016.
  • Presidente do júri de Mestrado em Comunicação Social de Cheila Saquina Macaba: “Gestão da comunicação organizacional: caso Aeroportos de Moçambique, E.P.”, ISCSP-ULISBOA, 25 de Fevereiro de 2016.
  • Vogal do júri de Mestrado em Comunicação Social de Ana Isabel da Silva Vieira: “Comunicação para todos: um imperativo da comunicação nas autarquias. O exemplo de Palmela (2010-2014)”, ISCSP-ULISBOA, 17 de Dezembro de 2015.
  • Vogal do júri de Mestrado em Comunicação Social de Natacha Neto Cerdeira: “A comunicação interpessoal no atendimento turístico”, ISCSP-ULISBOA, 1 de Dezembro de 2015.
  • Vogal do júri de Mestrado em Comunicação Social de Vanessa Alexandra Crespo Cruz: “Websites de compras coletivas e descontos: estratégias de comunicação e marketing em debate”, ISCSP-ULISBOA, 4 de Dezembro de 2015.
  • Vogal do júri de Mestrado em Comunicação Social de Ana Sofia Ferreira Vicente Coelho: “Plano estratégico de comunicação para uma PME portuguesa: Diamantino, Coelho & Filho S.A.”, ISCSP-ULISBOA, 19 de Novembro de 2015.
  • Vogal do júri de Mestrado em Ciências da Comunicação de Ana Mafalda Ponte Cardoso Ribeiro, 8 de Julho de 2015: “Patrocínio e comunicação: o patrocínio como instrumento de responsabilidade social na banca”, FCH-UCP.
  • Vogal do júri de  Mestrado em Comunicação Social de Petra Lukidia Santana do Nascimento, 24 de Novembro de 2014: “Comunicação das marcas em Angola: os casos da Salsa e da Seaside”, ISCSP-ULISBOA.
  • Vogal do júri de Mestrado em Comunicação Social de Paulo Farias Rodrigues, 20 de Novembro de 2014: “O papel da comunicação persuasiva na liderança: bases para um modelo prático”, ISCSP-ULISBOA.
  • Vogal do júri de Mestrado em Comunicação Social de Hélder José Dias da Silva, 2 de Junho de 2014: ” Gerações online na Europa. Estudo de caso do consumo de música e rádio na Internet em Portugal”, ISCSP-ULISBOA.
  • Vogal do júri de Mestrado em Ciências da Comunicação de Maria Catarina de Albuquerque Franco Bastos, 29 de Maio de 2014: “Marketing 3.0: aplicação no mercado. Estudo de caso da Nissan”, FCH-UCP.
  • Vogal do júri de Mestrado em Comunicação Social de Joana Filipa Duarte Semedo, 28 de Novembro de 2013: “O logótipo como elemento de comunicação: estudo de caso dos museus em Portugal “, ISCSP-ULISBOA.
  • Vogal do júri de Mestrado em Comunicação Social de Ana Luísa Ferreira de Pinho, 25 de Novembro de 2013: ” O Estudo dos Media na Comunicação B2B – influências e desafios”, FCSH-UNL.
  • Vogal do júri de Mestrado de Mestrado em Comunicação Social de Filipa Frazão Figueiredo, 21 de Novembro de 2013: “Do premium ao preço. Mudança nas estratégias de comunicação das marcas”, ISCSP-ULISBOA.
  • Vogal do júri de Mestrado em Comunicação Social de Andreia Filipa da Silva Rodrigues, 31 de Outubro de 2013: “Comunicação Organizacional: o relacionamento com os media”, ISCSP-ULISBOA.
  • Presidente do júri de Mestrado em Comunicação Social de Carlos Bicho Pires, 18 de Outubro de 2013: “O consumidor e a comunicação do sector bancário em Portugal: contextos e tendências”, ISCSP-ULISBOA.
  • Vogal do júri de Mestrado em Ciências da Comunicação de Tânia Sofia Robalo Rodrigues, 13 de Setembro de 2013: “Plano de construção de marca Sentyo: marca de experiências românticas”, FCH-UCP.
  • Vogal do júri de Mestrado em Comunicação Social de Ana Luísa Costa, 10 de Julho de 2013: “Projecto de criação de uma empresa na área do Turismo Musical. Viagens pela Música: A ideia.”, ISCSP-UTL.
  • Vogal do júri de Mestrado em Comunicação Social de Cátia Alexandra Silva Azevedo, 24 de Abril de 2013: “A consultoria de Relações Públicas em Portugal: cenários e tendências”, ISCSP-UTL.
  • Presidente do júri de Mestrado em Comunicação Social de Pedro Dias Marques, 14 de Maio de 2013: “Jogos Sérios: Ferramentas do Novo Jornalismo”, ISCSP-UTL.
  • Vogal do júri de Mestrado de Mestrado em Comunicação Social de Tânia Lima Alves, 9 de Maio de 2013: “Novos paradigmas de comunicação e consumo: o DYI e o poder ao consumidor”, ISCSP-UTL.
  • Vogal do júri de Mestrado em Comunicação Social de Sofia Branquinho Alves, 19 de Dezembro de 2012: “(Re)Commerce: Trocar para Melhorar – Estratégia de Marketing e Comunicação em tempos de Crise”, ISCSP-UTL.
  • Vogal do júri de Mestrado em Comunicação Social de Joana Correia Alves, 19 de Dezembro de 2012: “A importância da Comunicação Interna numa organização e as Actividades de Team Building. O caso Vodafone”, ISCSP-UTL.
  • Vogal do júri de Mestrado em Comunicação Social de Daniela Lopes Moreira, 31 de Outubro de 2012: “Consumo de Adrenalina. Plano de Comunicação para o Parque Aventura Sniper”, ISCSP-UTL.
  • Vogal do júri de Mestrado em Ciências da Comunicação de Joanna Paraízo Garcia, 9 de Julho de 2012: “A liderança de equipes heterogéneas. Uma investigação na Microsoft Portugal”, FCH-UC.
  • Júri no processo de recrutamento para Chefe da Divisão de Remunerações e Cadastro da Câmara Municipal da Amadora, a 12.10.2011.
  • Vogal do júri de Mestrado em Comunicação Social de Inês Margarida Botinas Vaz, 16 de Maio de 2011: “Consumo retro e heritage no reforço da identidade cultural dos jovens portugueses”, ISCSP-UTL.
  • Vogal do júri de Mestrado em Comunicação Social de Rita Ferreira Gonçalves Cardoso Maçanita, 16 de Maio de 2011: “O homebanking como ferramenta de Marketing Relacional: o caso Banif“, ISCSP-UTL.
  • Vogal do júri de Mestrado em Comunicação Social de Ana Lúcia Maurício Nobre, 16 de Junho de 2011: “O Mundo da Criança – Análise da Publicidade Televisiva a Brinquedos“, ISCSP-UTL.
  • Vogal do júri de Mestrado em Comunicação Social de Ana Rita Lourenço Viegas, 20 de Junho de 2011: “O papel da comunicação na fidelização de clientes na empresa seguradora: o caso da Axa Portugal“, ISCSP-UTL.
  • Vogal do júri de Mestrado em Ciências da Comunicação de Sara Alves Domingues Pereira de Almeida, 15 de Abril de 2011: “A influência cultural da IKEA em território português”, FCH-UC.
  • Vogal do júri de Mestrado em Comunicação Social de Ana Isabel de Campos Apolinário Simões, 8 de Junho de 2010: “Licenciamento e Merchandising de Marcas Televisivas”.

Outras actividades   

Associações profissionais

  • Membro da International Sociological Association desde Maio de 2009.
  • Membro da European Sociological Association desde Maio de 2009.
  • Membro da Associação Portuguesa de Sociologia desde Maio de 2008.
  • Membro da Sociedade de Geografia de Lisboa desde Dezembro de 2011.
  • Membro da Account Planning Group em Portugal (dedicando-se à promoção, à formação e ao desenvolvimento do Planeamento Estratégico, enquanto disciplina fundamental no conhecimento do consumidor, das suas percepções e insights), desde Dezembro de 2010.

Entrevistas e referências nos média     

  • Entrevista ao Expresso, 7 de Dezembro de 2016

Entrevista “Luzes de Natal

  • Entrevista ao Expresso, 13 de Janeiro de 2016

Entrevista “O dinheiro também exige educação

  • Entrevista à Revista Cais, Janeiro de 2016

Entrevista “O fenómeno do consumismo

  • Entrevista ao Diário de Notícias, 10 de Novembro de 2015

Entrevista “No litoral estão os empregos de topo

  • Entrevista ao Expresso, 22 de Novembro de 2014

Entrevista “Comprar um Ferrari não tem nada de condenável

  • Entrevista à TSF, 20 de Setembro de 2013

Reportagem “Consumo privado e atividade económica voltam a recuperar”, de Sónia Santos Silva, disponível em http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Economia/Interior.aspx?content_id=3431411 .

  • Entrevista ao Jornal de Leiria, 11 de Abril de 2013

Reportagem “A sociedade de consumo portuguesa ainda é bastante imatura”, de Graça Menitra, disponível em http://www.jornaldeleiria.pt/files/_Ed_1500_51659978a5d8a.pdf .

  • Entrevista à Visão, 24 de Janeiro de 2013

Reportagem “Levar para casa as sobras”, de Sónia Calheiros, disponível em http://visao.sapo.pt/levar-para-casa-as-sobras=f709004 .

  • Entrevista à Visão, 13 de Dezembro de 2012

Reportagem “A moda da segunda mão. Usado é chique”, de Sónia Calheiros.

  • Entrevista à Família Cristã, 12 de Outubro de 2012

Reportagem “Hábitos de consumo: o que está a mudar”, de Sílvia Júlio, disponível em http://www.familiacrista.com/noticias/familia/1506-o-que-esta-a-mudar.php .

  • Entrevista à Visão, 9 de Abril de 2012

Reportagem “No país das trocas”, de Luísa Oliveira, disponível em http://visao.sapo.pt/no-pais-das-trocas=f657794 .

  • Entrevista ao Jornal de Negócios, 30 de Março de 2012

Reportagem “Era uma vez a geração da abundância”, de Lúcia Crespo, disponível em http://www.jornaldenegocios.pt/especiais/weekend/detalhe/era_uma_vez_a_geraccedilatildeo_da_abundacircncia.html .

  • Entrevista à Antena 1, 17 de Março de 2012

Reportagem “No poupar é que está o ganho”, de Olívia Santos.

  • Entrevista ao Jornal de Negócios, 2 de Dezembro de 2011

Reportagem “Uma velha forma de vida”, de Lúcia Crespo, disponível em http://www.jornaldenegocios.pt/especiais/weekend/detalhe/uma_velha_forma_de_vida.html .

  • Entrevista ao Expresso, 15 de Outubro de 2011

Reportagem “Comida para cão vende mais do que a de bebé” de Hugo Franco.

  • Entrevista ao Expresso, 3 de Setembro de 2011

Reportagem “Depois das férias, o divã” de Hugo Franco.

  • Entrevista à Rádio Renascença, 1 de Julho de 2011

Reportagem “Viagem ao mundo dos super descontos na Internet” de João Santos Duarte, disponível em http://rr.sapo.pt/multimedia_video.aspx?fid=167&fileid=316279.

  • Entrevista à Sapo Mulher, Junho de 2011-07-27

Reportagem “O impacto da crise na vida das pessoas”, de Sónia Santos Dias, disponível em http://mulher.sapo.pt/fotos-videos/galerias-de-videos-2/#id=291.

  • Entrevista ao Expresso, 7 de Maio de 2011

Reportagem “Tudo começou com o “leva agora, paga depois” ”, de Ricardo Marques, disponível em http://www.cpee.pt/media/uploads/pages/Expresso_7_5_2011.pdf .

  • Entrevista à revista Família Cristã, edição de Dezembro de 2010

Reportagem “Um presente sem preço”, de Sílvia Júlio.

  • Entrevista ao Jornal de Leiria, 18 de Março de 2010

Reportagem “Leiria é o distrito com mais carros por pessoa”, de Raquel de Sousa Silva.

  • Entrevista ao Região de Leiria, 19 de Fevereiro de 2010

Reportagem “Ser ou parecer: leirienses valorizam riqueza”, de João Paulo Silva.

Anúncios

5 responses to “1. Sobre a autora Raquel Barbosa Ribeiro

  1. Para os apaixonados pelo Mkt Research que gostam de testar os seus conhecimentos sugiro o seguinte link:

    http://cwx.prenhall.com/bookbind/pubbooks/bp_malhotra_bmr/

  2. Prezada Raquel,

    Foi um prazer visitar a sua página. Sou professor em uma universidade brasileira e gostaria de saber se tem interesse em interagir no sentido de desenvolver eventuais trabalhos em conjunto no tema cultura e consumo.

    Cordialmente,

    Francisco Giovanni Vieira
    UEM – Brasil

  3. Cara Raquel,

    O meu nome e Pedro Oliveira, sou psicologo clinico, doutorado em antropologia pela Universidade de Brunel (http://www.brunel.ac.uk/about/acad/sss/research/centres/cfar/students) e estou a tentar organizar um encontro de marketing qualitativo em Portugal. Gostaria de saber se podemos entrar em contacto e trocar ideas?

  4. Pingback: Jornadas da Comunicação, um programa de luxo no ISCSP « Código Fonte

  5. Das melhores professoras com quem lidei em todo o meu percurso escolar/académico.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s