MARKETING E COMUNICAÇÃO DO TURISMO

Título do projecto: Marketing e Comunicação do Turismo em Portugal e nos países da CPLP

Sítio de internet do projecto: https://www.facebook.com/pages/Portugal-destino-a-comunicar/359446950747426

Data de início: 2013 

Investigadoras Responsáveis

  • Professora Doutora Filipa Fernandes, ISCSP-ULisboa
  • Professora Doutora Raquel Barbosa Ribeiro, ISCSP-ULisboa
  • Professora Doutora Sónia Sebastião, ISCSP-ULisboa

Resumo

O Turismo é uma das atividades económicas mais importantes em Portugal e tem-se destacado nas notícias pela melhoria de resultados desde, pelo menos, 2010. Este sector, que é o mais exportado de Portugal, representa mais de 9% do PIB e mais de 8% do emprego. É também de destacar o aumento da notoriedade de Portugal como destino turístico na Internet no primeiro semestre de 2013, já que o número de utilizadores que pesquisou os termos “férias” e “Portugal” aumentou em 20% em comparação com o período homólogo. O consumo de viagens e actividades turísticas é cada vez mais importante nos orçamentos familiares mundiais, mesmo em contexto de recessão económica. Este tipo de consumo está a reforçar-se enquanto indicador de posicionamento e integração social. O marketing e a comunicação do destino Portugal têm sofrido diversas evoluções nos últimos anos e é importante aferir a sua estratégia e eficácia.

Os objectivos deste projecto são:

  1. Estudar o posicionamento de Portugal no mercado turístico mundial.
  2. Detectar as oportunidades de crescimento que parecem mais promissoras.
  3. Analisar a abordagem patente nas últimas campanhas de comunicação para o exterior.
  4. Avaliar em que medida as profissões ligadas à comunicação e à educação no turismo podem cooperar para fazer de Portugal um destino mais atractivo.
  5. Compreender o turismo enquanto sistema de produção de imagens e representações.
  6. Identificar processos de construção de narrativas e discursos turísticos.
  7. Identificar os elementos caracterizadores das representações, dos imaginários turísticos, dos espaços e escalas geográficas das representações.

Para responder a estes objectivos, pretende-se:

  1. Compilar e analisar os conteúdos das newsletters de turismo em Portugal e nos principais mercados emissores nos últimos 12 meses.
  2. Monitorizar as menções a Portugal nos media e nos user generated contents dos principais mercados emissores de turistas para Portugal e de outros mercados emergentes.
  3. Identificar cursos e conferências sobre marketing e comunicação do turismo em Portugal.
  4. Desenvolver estudos de caso.

Abstract
Tourism is one of the most important economic activities in Portugal. It has been highlighted in the news due to its impressive results since at least 2010. This sector, Portugal´s most exported, represents over 9 % of GDP and more than 8 % of employment. It is also worth noting the increasing reputation of Portugal as a tourist destination on the Internet in the first half of 201 , since the number of users who searched for the words “holidays” and “Portugal” increased by 20 % compared with the same period. The consumption of travel and tourism activities is increasingly important in global family budgets, even in the context of economic recession. This type of consumption is to be strengthened as an indicator of social integration and positioning.  

Marketing and communication of Portugal as a touristic destination have undergone several changes in recent years and it is important to assess their strategy and effectiveness. 

The objectives of this project are :

  1. To study the positioning of Portugal in the world tourism market.
  2. To detect promising opportunities for growth.
  3. To analyze the past communication campaigns in the foreign markets.
  4. To assess the extent to which professions related to communication and education in tourism can cooperate, in order to make Portugal a more attractive destination.
  5. To understand tourism as a system for producing images and representations .
  6. To identify processes for building touristc narratives and discourses.
  7. To identify the characteristic features of touristic representations, imaginary, spaces and geographic scales . 

To accomplish these objectives, it is intended to:

  1. Compile and analyze the contents of the newsletters produced by the Tourism of Portugal and by the main incoming markets in the last 12 months.
  2. Monitor mentions of Portugal in the media and in user generated contents of the main t incoming markets for the Portuguese tourism, as well as in other emerging markets .
  3. Identify courses and conferences on marketing and communication of tourism in Portugal .
  4. Develop case studies.  

Produção científica 

Livros e capítulos de livros 

  • Fernandes, Filipa (2017), Timor-Leste. In: Lowry, L.L. (ed), The SAGE International Encyclopedia of Travel and Tourism. Amherst, SAGE, pp.1227.
  • Fernandes, Filipa (2017), Hiking/Walking Tourism (description of concept, trends, and types of travelers). In: Lowry, L. L. (ed) The SAGE International Encyclopedia of Travel and Tourism. Amherst, SAGE, pp.601.
  • Fernandes, Filipa (2016), Abordar o Marketing Turístico. In: Ribeiro, Raquel Barbosa (coord.), Marketing: do conhecimento à decisão. Lisboa: Causa das Regras, pp. 319-327.
  • Fernandes, Filipa (2016), Turismo, Espaços, potencialidades e produtos: uma viagem pela CPLP. In: Sebastião, Sónia Pedro (coord.), Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. A afirmação global das culturas de expressão portuguesa. Lisboa: ISCSP, pp. 137-160.
  • Sebastião, Sónia Pedro e Ribeiro, Raquel Barbosa (eds) (2012), Portugal: Destino a Comunicar. A Comunicação no Turismo Português. Lisboa: ISCSP-CAPP (versão e-book), ISBN: 978-989-646-078-5.  Disponível em https://marketingiscsp.wordpress.com/2014/05/23/lancamento-do-e-book-portugal-destino-a-comunicar-a-comunicacao-no-turismo-portugues/.
  • Fernandes, Filipa (2012), “O turismo de trilhos pedestres nas levadas e veredas da ilha da Madeira”. In: Sebastião, Sónia Pedro e Ribeiro, Raquel (eds), Portugal, Destino a Comunicar. A comunicação no Turismo Português, E-Book, pp.128-135. ISBN: 978-989-646-078-5.
  • Ribeiro, Raquel Barbosa (2012), “Viajar: necessidade social e identidade nacional”. In: Sebastião, Sónia Pedro e Ribeiro, Raquel Barbosa (eds). Portugal: Destino a Comunicar. A Comunicação no Turismo Português. Lisboa: ISCSP-CAPP, pp. 18-23. ISBN: 978-989-646-078-5.  Disponível em https://marketingiscsp.wordpress.com/2014/05/23/lancamento-do-e-book-portugal-destino-a-comunicar-a-comunicacao-no-turismo-portugues/.
  • Sebastião, Sónia Pedro & Benito, António (2012). “Portugal Destino Espiritual”.In: Sebastião, Sónia Pedro e Ribeiro, Raquel Barbosa (eds). Portugal: Destino a Comunicar. A Comunicação no Turismo Português. Lisboa: ISCSP-CAPP, pp. 205-226. ISBN: 978-989-646-078-5.  Disponível em https://marketingiscsp.wordpress.com/2014/05/23/lancamento-do-e-book-portugal-destino-a-comunicar-a-comunicacao-no-turismo-portugues/.
  • Fernandes, Filipa (2013), Turismo nos espaços naturais: a relevância de um produto estratégico. O caso dos passeios a pé nas levadas/veredas da ilha da Madeira, no prelo.
  • Fernandes, Filipa (2011), A Costa da Laurissilva’: a produção de um destino turístico-cultural. In: Prats, L. e Santana, A. (Coords.), Turismo y Patrimonio: Entramados Narrativos, El Sauzal, Associación Canária de Antropología e PASOS, Revista de Turismo y Patrimonio Cultural, pp. 135-143.

Artigos

Comunicações em eventos científicos

  • Quaresma, Catarina; Fernandes, Filipa; Ribeiro, Raquel Barbosa (2017). “A utilização da web na promoção do Enoturismo na região Oeste de Portugal”. Conferência Internacional INVTUR 2017, 17 a 19 de Maio, Universidade de Aveiro.
  • Miguéis, Inês Gascon; Fernandes, Filipa; Ribeiro, Raquel Barbosa (2017); “Place Branding – Óbidos e os eventos culturais: Estudo de caso sobre a Óbidos Vila Natal e o Festival do Chocolate”. Conferência Internacional INVTUR 2017, 17 a 19 de Maio, Universidade de Aveiro.
  • Fernandes, Filipa; Ribeiro, Raquel Barbosa; Ferreira, Ana Carolina (2017); “A comunicação de Portugal como destino de Surf: análise exploratória”. Conferência Internacional INVTUR 2017, 17 a 19 de Maio, Universidade de Aveiro.
  • Lima, Louisiene; Fernandes, Filipa; Ribeiro, Raquel (2016),“A comunicação e promoção turística de Cabo Verde”, XII Congresso da Lusocom / III Congresso da Mediacom 19-21 Outubro, Praia, Cabo Verde.
  • Gonçalves, Rafaela; Lima, Louisiene; Fernandes, Filipa; Ribeiro, Raquel (2016),”Nation branding: o marketing turístico do Brasil em Portugal”, XII Congresso da Lusocom / III Congresso da Mediacom 19-21 Outubro, Praia, Cabo Verde.
  • Bolaños, Inês; Ribeiro, Raquel Barbosa (2014), “O poder do word-of-mouth e do conteúdo gerado por utilizadores na comunicação turística. O caso de uma agência de viagens à medida.”, Conferência Internacional INVTUR 2014, 7 a 10 de Maio, Universidade de Aveiro.
  • Ramos, Bruno Alexandre Cipriano Rapaz; Ribeiro, Raquel Barbosa (2014), “Aldeias do Xisto: a estratégia de marketing e comunicação de uma marca territorial”, Conferência Internacional INVTUR 2014, 7 a 10 de Maio, Universidade de Aveiro.

Dissertações de Mestrado

  • Mestrado em Comunicação Social de Cláudia Vanessa Rodrigues Fong Len: “Comunicar um destino: o Film Tourism como forma estratégica de promoção turística. O caso de Lisboa”, ISCSP-ULISBOA, defendida a 23 de Janeiro de 2018.
  • Mestrado em Comunicação Social de André Bettencourt Correia: “A importância dos desportos minoritários na promoção do destino turístico Portugal. O caso do desporto do Remo”, ISCSP-ULISBOA, defendida a 23 de Novembro de 2016.
  • Mestrado em Comunicação Social de  Louisiene Kristel Santos Lima: “A comunicação e promoção turística de Cabo Verde”, ISCSP-ULISBOA, defendida a 14 de Março de 2016 com a classificação de 13 valores – “Suficiente” (submetido para publicação).
  • Mestrado em Comunicação Social de Natacha Neto Cerdeira: “A comunicação interpessoal no atendimento turístico“, ISCSP-ULISBOA, defendida a 1 de Dezembro de 2015 com a classificação de 18 valores – “Excelente”.

Seminários de Licenciatura em Ciências da Comunicação

2017

  • Cátia Maria Batista Rosa: “A abordagem digital e o contacto pessoal com os consumidores na Comunicação Relacional. Relatório de Estágio na TravelTailors Portugal” (17 valores; submetido para publicação).
  • Bárbara Natário dos Santos: “A comunicação dos vinhos da região demarcada do Douro: o caso dos Douro Boys” (10 valores).
  • Iara Filipa Mendes Tavares: “Comunicação de Marketing no Ecoturismo Português
    O caso de Figueirinha Ecoturismo” (13 valores).
  • Nádia Patrícia Silva Fernandes: “A importância da imagem do profissional de turismo no atendimento ao cliente” (13 valores).
  • Vera Paredes da Silva Novaes Neto: “O Efeito da Comunicação dos Eventos Mundiais de Surf no Turismo Português: O Caso do Rip Curl Pro Portugal” (13 valores).

2016


2015

2014

  • Priscilla Rosa: “A Assessoria Mediática do Turismo de Portugal. O outsourcing internacional” (estágio no Turismo de Portugal, I.P.).
  •  Maria Ana Moreira: “Retrobranding: Mercado Medieval de Óbidos. A nostalgia como estratégia de atracção turística”.
  •  Gonçalo Telmo Salgado Moura: “Identidade, Cultura e Comunicação – Guimarães Capital Europeia da Cultura 2012”. 17 valores.

2013

Outros projectos relacionados:

  • Projecto internacional conjunto

http://capp.iscsp.ulisboa.pt/projectos/projectos-em-curso/sociedade-comunicacao-e-cultura/comunicacao-media-e-cidadania/xmasti-a-producao-de-imaginarios-turisticos-do-natal

  • Projecto exploratório acerca dos impactos do turismo em Lisboa

(em preparação)

Notícias: https://www.facebook.com/pages/Portugal-destino-a-comunicar/359446950747426 e
Notícias neste blogue: https://marketingiscsp.wordpress.com/?s=turismo

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s