TENDÊNCIAS DE MARKETING E COMUNICAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES

Título do Projeto
Tendências de Marketing e Comunicação nas Organizações

Data de início e de término do Projeto
2010 – Até ao presente

Investigadoras responsáveis
Professora Doutora Raquel Barbosa Ribeiro, ISCSP-ULisboa
Professora Doutora Isabel Soares, ISCSP-ULisboa

Instituição Proponente:
Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP)

Site do projecto:
https://marketingiscsp.wordpress.com/

Resumo do Projeto
Este projecto tem como objectivo a monitorização de tendências actuais no marketing e comunicação das organizações, nomeadamente nas seguintes áreas:

  1. Consumo infantil. Estratégias de marketing e comunicação para crianças.
  2. Marketing relacional e CRM. A qualidade do atendimento ao cliente.
  3. Marketing online. Advergames e serious games.
  4. Design e produção.
  5. Avaliação da eficácia das estratégias de marketing e comunicação.
    5.1 Ferramentas e estratégias de SEO
    5.2 ROI e métricas em debate.

Pretende-se produzir livros e artigos sobre estes temas, que apresentem a revisão da literatura científica sobre estas temáticas, identifiquem novos desenvolvimentos teóricos e práticos e analisem casos concretos em organizações com e sem fins lucrativos.

Abstract
This project´s aim is to monitor contemporary trends of marketing and communication in organizations, namely in the following areas:

  1. Children consumption. Strategies of marketing and communication directed to children.
  2. Relationship marketing and CRM. The quality of client service.
  3. Online marketing. Advergames and serious games.
  4. Design and production.
  5. Assessment of the effectiveness of marketing and communication strategies.
    1. Tools and strategies of SEO.
    2. ROI and metrics under debate.

Produção científica

Livros e capítulos de livros

  • Ribeiro, Raquel Barbosa, coord. (2016). Marketing: do conhecimento à decisão. Lisboa: Causa das Regras.
  • Ribeiro, Raquel Barbosa (2016), Os mercados da CPLP: caraterização e perspetivas, in Sónia Pedro Sebastião (coord.), Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. A afirmação global das culturas de expressão portuguesa, Lisboa, ISCSP, pp. 101-135.
  • Ribeiro, Raquel Barbosa; Soares, Isabel (2015), “Marketing / Marketing Science”, in Cook, Daniel e Ryan, J. Michael (eds.), The Wiley-Blackwell Encyclopedia of Consumption and Consumer Studies, John Wiley & Sons Ltd.,  pp. 389-393. DOI: 10.1002/9781118989463.wbeccs160.
  • Ribeiro, Raquel Barbosa; Soares, Isabel (2015), “B2B Marketing”, in Cook, Dan (ed.), in Cook, Daniel e Ryan, J. Michael (eds.), The Wiley-Blackwell Encyclopedia of Consumption and Consumer Studies, John Wiley & Sons Ltd., pp. 27-28. DOI: 10.1002/9781118989463.wbeccs013.
  • Figueiredo, Filipa Frazão; Ribeiro, Raquel Barbosa (2014), “Mudança nas práticas de consumo e nas estratégias de comunicação: frugalidade, preços e descontos”, in Hernâni Veloso Neto e Sandra Lima Coelho (Eds), Responsabilidade Social, Respeito e Ética na Vida em Sociedade, Coleção Cive Morum, Vila do Conde, Civeri Publishing, pp. 300-322. ISBN 978-989-97762-7-2. Disponível em http://civemorum.com.pt/PT/edicao.php.
  • Ribeiro, Raquel Barbosa, coord. (2013), Marketing para Estudantes de Comunicação; Pesquisa, Estratégia e Avaliação. 2ª Edição. Lisboa, Causa das Regras, ISBN: 978-989-98256-2-8. Disponível em https://marketingiscsp.wordpress.com/2013/09/06/livro-marketing-para-estudantes-de-comunicacao/.
  • Ribeiro, Raquel Barbosa e Dias, Vanessa Vieira (2012), “Videojogo, disse ela: uma análise ao consumo de videojogos no feminino”. In: Cátia Ferreira e Roger Tavares (eds). Jogar, Jogo e Sociedade, Videogames 2012, Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, Lisboa, pp. 179-189. ISBN: 978-989-98248-0-5. Disponível em https://sites.google.com/site/videojogos2012/publication.

Artigos

  • Ribeiro, Raquel Barbosa; Alves, Sofia Branquinho; Alves, Tânia (2014), “Tendências de consumo: Recommerce e DYI”, in 40 anos de democracia(s): progressos, contradições e prospetivas. Atas do VIII Congresso Português de Sociologia, Lisboa: Associação Portuguesa de Sociologia. ISBN: 978-989-97981-2-0.
  • Pires, Carlos; Ribeiro, Raquel Barbosa (2014) “O consumidor e a comunicação do sector bancário em Portugal: contextos e tendências”, in 40 anos de democracia(s): progressos, contradições e prospetivas. Atas do VIII Congresso Português de Sociologia, Lisboa: Associação Portuguesa de Sociologia. ISBN: 978-989-97981-2-0.
  • Marques, Pedro; Ribeiro, Raquel Barbosa (2014), “Jogos Sérios: Ferramentas do Novo Jornalismo”, in 40 anos de democracia(s): progressos, contradições e prospetivas. Atas do VIII Congresso Português de Sociologia, Lisboa: Associação Portuguesa de Sociologia. ISBN: 978-989-97981-2-0.
  • Bolaños, Inês; Ribeiro, Raquel Barbosa; Ramos, Bruno Alexandre Cipriano Rapaz (2014), “O poder do word-of-mouth e do conteúdo gerado por utilizadores na comunicação turística. O caso de uma agência de viagens à medida.”, Revista Turismo & Desenvolvimento, 21/22, pp. 13-22.
  • Ribeiro, Raquel Barbosa; Lourenço, Joana (2013), “Valores e comunicação para a responsabilidade. Análise de campanhas dirigidas a crianças”, Sociologia, Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Número temático: Lógicas de desenvolvimento social inclusivo e sustentável, 61-84. Disponível em http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/12237.pdf.
  • Foà, Caterina; Ribeiro, Raquel Barbosa (2013), “Responsabilidade social e integração através da música. Estudos de caso em Itália e Portugal.”, Sociologia, Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Número temático: Lógicas de desenvolvimento social inclusivo e sustentável, 109-132. Disponível em http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/12239.pdf.
  • Ribeiro, Raquel Barbosa (2011), “Consumo e distinção contemporânea: os casos de Lisboa e Leiria”, Sociologia Online, 4, 35-60, ISSN: 1647-3337. Disponível em http://revista.aps.pt/?cad=REV4e9700d167bac&tipo=TAR4b223cfff053b&art=ART4e9706b126e12 .
  • Ribeiro, Raquel Barbosa (2008),   “O consumo: uma perspectiva sociológica” in Actas do VI Congresso Português de Sociologia. Lisboa: Mundos Sociais, Saberes e Práticas, ISBN: 978-972-95945-4-0. Disponível em http://www.aps.pt/vicongresso/pdfs/105.pdf .
  • Ribeiro, Raquel Barbosa e Capaz, Beatriz (2008), “A Sociologia do Consumo: correntes e reflexões” na revista Marketeer, nº 143, Junho, Lisboa.
  • Ribeiro, Raquel Barbosa e Capaz, Beatriz (2006), “Saúde e bem-estar: tendência no consumidor português”, Marketeer, nº 114, Janeiro, Lisboa.

Comunicações

  • Ribeiro, Raquel Barbosa; Soares, Isabel (2015), “New patterns of consumption among Portuguese-speaking African countries”, 12th ESA Conference, 26 de Agosto, Praga, República Checa.
  • Cruz, Vanessa; Ribeiro, Raquel Barbosa (2014), “From premium-chic to premium-cheap. Consumption in group buying & discount sites”, ESA Consumption Research Network Midterm Conference, 4 de Setembro, Universidade do Porto.
  • Nascimento, Petra Santana do; Ribeiro, Raquel Barbosa (2014), “Angolan Consumer”, ESA Consumption Research Network Midterm Conference, 4 de Setembro, Universidade do Porto.
  • Ribeiro, Raquel Barbosa; Soares, Isabel (2014), “Spend It As I Tell You, NOT As I Do: Children, Families and Money In Different Socio-Economic Contexts”, XVIII ISA World Congress of Sociology, 13 a 19 de Julho, Yokohama, Japão.
  •  Ribeiro, Raquel Barbosa; Alves, Sofia Branquinho; Alves, Tânia (2014), “Tendências de consumo: Recommerce e DYI”, VIII Congresso Português de Sociologia, 14 a 16 de Abril, Universidade de Évora.
  •  Pires, Carlos; Ribeiro, Raquel Barbosa (2014) “O consumidor e a comunicação do sector bancário em Portugal: contextos e tendências”, VIII Congresso Português de Sociologia, 14 a 16 de Abril, Universidade de Évora.
  •  Marques, Pedro; Ribeiro, Raquel Barbosa (2014), “Jogos Sérios: Ferramentas do Novo Jornalismo”, VIII Congresso Português de Sociologia, 14 a 16 de Abril, Universidade de Évora.
  •  Ribeiro, Raquel Barbosa (2013), Palestras “1) Social classes revisited and new status; 2) Consumer empowerment and co-creation; 3) Audit in marketing and communication: A Portugal public case”, 2 e 3 de Outubro, Vytautas Magnus University, Kaunas, Lituânia (ao abrigo do protocolo ERASMUS de intercâmbio de docentes).
  •  Figueiredo, Filipa Frazão; Ribeiro, Raquel Barbosa (2013), “A importância do preço na comunicação das marcas”, 8º Congresso da SOPCOM, 17 a 19 de Outubro, ESCS, Lisboa.
  •  Figueiredo, Filipa Frazão; Ribeiro, Raquel Barbosa (2013), “O smart-shopper. A importância do preço nas práticas de consumo”, I Encontro Internacional da Secção de Sociologia do Consumo da APS, 6 de Junho, FLUP, Porto.

Teses de Mestrado

Seminários de Licenciatura: 

2016

2015

2014

2013

2012

2011

2010

Notícias

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s