10 Tendências Trendwatching para 2013

2013 será o ano perfeito para aproveitar uma enxurrada de necessidades e oportunidades. Algumas economias continuarão (quase) OK, outras permanecerão na corda bamba, mas independentemente do mercado ou indústria onde você atua, aqueles que conseguirem suprir os desejos, necessidades e expectativas em constante transformação de seus consumidores terão sempre mais chances de lucrar. Uma economia mundial remapeada, novas tecnologias (ou “velhas” tecnologias aplicadas de maneiras novas), novos modelos de negócio… dá para não gostar que do vem pela frente?

Por isso mesmo, queremos oferecer esta visão panorâmica sobre as 10 principais tendências de consumo (em ordem randômica) para que você possa aplicá-las nos próximos 12 meses. Vamos lá:

1. PRESUMERS & CUSTOWNERS

Conforme consumidores passam a abraçar novas maneiras de participar no financiamento, lançamento e crescimento de (novos) produtos e marcas que amam; as expectativas de pré-venda, crowdfunding e compras de ações serão competência árdua para o consumo tradicional em 2013.
Leia mais, incluindo exemplos de marcas como ZaoZao e Barclaycard »

2. EMERGING²

Se nas últimas duas décadas foi comum ver mercados desenvolvidos atuando em economias emergentes e emergentes atuando em mercados desenvolvidos, este é um momento de mudança onde vamos presenciar uma explosão de produtos e serviços vindos DE mercados emergentes PARA mercados emergentes
Leia mais, incluindo exemplos de marcas como Lenovo e Peak Games »

3. MOBILE MOMENTS

Para aqueles que se perguntam qual é o próximo passo de “mobile”, um só insight sobre comportamento deve responder todas as suas perguntas: em 2013, consumidores verão os seus smartphones como maximizadores de cada momento de seu dia-a-dia, multi-senão-hiper-tasking suas experiências, compras e comunicações…
Leia mais, incluindo exemplos de marcas como SnapChat e Jana »

4. NEW LIFE INSIDE

Uma tendência que será um sinal dos tempos em 2013: o fenômeno de produtos e serviços que contêm, literalmente, NEW LIFE INSIDE. Ao invés de serem descartados ou até reciclados (por outras pessoas), estesprodutos podem ser devolvidos para a natureza para gerar algo novo, o que proporciona eco-status e eco-histórias para contar…
Leia mais, incluindo exemplos de marcas como Moison e Tierra Patagonia »

5. APPSCRIPTIONS

Tecnologias digitais são os novos medicamentos. Em 2013 consumidores se voltarão para profissionais e instituições médicas para pedir conselhos e descobrir as novas tecnologias e aplicativos médicos. Será esperado que médicos receitem os melhores aplicativos, assim como remédios como parte do tratamento.
Leia mais, incluindo exemplos de marcas como Hpptique e Proteus Digital »

6. CELEBRATION NATION

Mercados emergentes exportarão orgulhosamente e inclusive farão questão de disseminar sua cultura e história nos próximos 12 meses. Símbolos, estilos de vida e tradições que antes eram menosprezadas (quando não negadas) serão fonte de orgulho para consumidores domésticos, e objeto de interesse para consumidores globais…
Leia mais, incluindo exemplos de marcas como NE-Tiger e Sulwhasoo »

7. DATA MYNING

Até os dias de hoje, as discussões ao redor da “big data” (abundância de informações sobre o consumidor e seus hábitos de compra) se resumiam ao uso de dados de consumidores a favor dos negócios. Em 2013, compradores perspicazes irão reverter essa lógica: eles esperam ter controle e fazer o melhor uso possível dos seus próprios dados, e procurar marcas que usem esta informação proativamente para oferecer ajuda e conselhos sobre como melhorar o seu estilo de vida e/ou economizar dinheiro.
Leia mais, incluindo exemplos de marcas como Movenbank e Kroger »

8. AGAIN MADE HERE

O desejo cada vez maior de consumidores por nichos e NEWISM, a expectativa de conseguir sempre o produto certo (na hora certa!), crescentes eco-discussões e a procura por histórias cada vez mais interessantes, combinadas com a popularização de novas tecnologias de manufatura local (e produção sob medida) como impressões 3D, irão alavancar umressurgimento da produção doméstica em mercados já estabelecidos em 2013.
Leia mais, incluindo exemplos de marcas como Tesla e Google »

9. FULL FRONTAL

Então o que é que podemos esperar da mega-tendência de transparência em 2013? Marcas devem deixar para trás o “não temos nada a esconder”, para provar e mostrarproativamente que não têm nada a esconder de fato.
Leia mais, incluindo exemplos de marcas como McDonald’s e Natura »

10. DEMANDING BRANDS

2013 presenciará marcas cada vez mais “ligadas” (por exemplo, aquelas que abraçarão a jornada cada vez mais real em busca de um futuro sustentável e responsável socialmente) exigindo que os seusconsumidores também contribuam
Leia mais, incluindo exemplos de marcas como Tata Docomo e Vitoria »

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